segunda-feira, 19 de julho de 2010

Amigo... Amiga... É o dia do...

Há pouco tempo postei aqui sobre os amigos, sobre a amizade, sobre esse carinho sem explicação que temos pelas pessoas que escolhemos.

Digo sempre, amigos são a família que a gente escolhe. Por isso dentro do contexto dos meus pensamentos e linha de ação, tenho os melhores, mesmo sem concordar com atitudes de alguns. Bom, mas ninguém é perfeito, nem mesmo eu. (rsrsrs)

Quanto tudo acontece. Amigos de verdade a gente escolhe em momentos difíceis da nossa vida. Há horas e horas que podemos escolher alguém em nossa vida. Geralmente grandes amizades são formadas quando estamos machucados, tristes, ai tudo fica mais fácil de acontecer.

Mas por vezes nem sempre quando estamos assim. Pode ela acontecer quando estamos felizes, de bem com a vida, ao lado de quem gostamos. Próximo das pessoas que estamos conhecendo e nos fazem felizes, assim, escolhemos grande amigos, amigos da eternidade.

Como já disse, hoje posso dizer que tenho centenas de amigos, mas aqueles amigos de verdade mesmo que eu sinto que posso contar SEMPRE, que eu posso ligar e falar as coisas, qualquer situação que seja, são poucos. Não sei se enchem uma mão. Percebe-se pelo afastamento que eles tomam em nossa vida, com o passar do tempo, dos dias, os temporais fazem do nosso jardim uma calmaria, perigosa às vezes. Alguns dos amigos estão bem distantes da gente, mas sabemos que existem. Distantes apenas de um telefonema ou de um pedido de desculpas, ou ainda, de passar por cima do orgulho que toma conta do peito.

Bom, o melhor amigo que tive até hoje, que todos os pensamentos e idéias batiam e era tudo como eu sempre quis, já partiu. Foram difíceis aqueles dias, meses na verdade, e como foram difíceis. Hoje compreendo a situação sei que nada na vida é para sempre, mas aquela amizade ficou escrita na história de toda eternidade e ninguém vai mudar o que está escrito.

Outros ainda moram aqui do lado, na cidade vizinha, ou aqui na mesma cidade que eu, mas que por motivos de bobeira nos afastamos. Um namorado ou namorada, outros amigos, ou por apenas atitudes banais.

Atitudes de amigos, não sabes como tenho vontade as vezes de pegar alguns amigos e bater, até que eles pensem como eu, que se eles verem quem o destino deles pertence ao passado, mudariam muito o jeito de ser.

Bom, não posso manipular meus amigos, mas se eles fossem assim...


Amigos...

Um pouco loucos

Mas com consciência de suas atitudes

Acreditem, alguns não tem.

Que tenham dignidade e cara limpa

Que não precisem fingir ou viver o que não querem

Que sejam sinceros.

Amigos precisam, além de colo

Ombro amigo.

Que tenham alegria própria

Felicidade em viver.

Aqueles que não sabem rir com você,

Também não saberão o calor de um abraço

Necessário quando tudo estiver perdido.

Por isso, quero amigos que lutem pela vida,

Para não deixar de ser um conto de fadas real.

Que não tenham sorrisos esperados e choros falsos.

Amigos novos,

Para ter pressa de viver e conhecer as coisas

E velhos para não querer que o tempo passe.

Amigos, são...

Loucos e certos,

Sérios e palhaços,

Novos ou velhos,

Como eu e você,

Sempre amigos.

[André Luís Rech!]

Agora, sem pensar, pegue o telefone e ligue para seus melhores amigos, os próximos e os distantes, lembre OS AMIGOS!

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Mata a Alma...

Ah, o frio. Frio gritante e congelante. O maior dos últimos dez anos. Aquele que mata o sentido das mãos, pés e sentimento. Congela tudo, alma e espírito. Oh frio, para que ser tão cruel?
Frio, a fase boa (se é que é bom) das videiras, que precisam para brotar e depois, lá no início do verão dar o fruto e dele fazer o tão perfeito vinho que esquenta a noite fria, que aqui estou sentado tentando esquentar.
Uva, aquela que trás em cada grão uma porção do aveludado e caloroso abraço da fermentação. Explodindo de alegria em uma borbulhante fase na pipa ainda, onde mostra o valor de um carinho, pelos que no futuro lhe beberão e felizes ficarão.
Ahhh, o vinho, que aquece essas noites e dias, que levanta o animo do ser capaz de sorrir novamente, mesmo sem sentir os pés, as mãos e a alma.

Minhas fotos da manhã da quarta-feira, 14 de julho de 2010, por volta das 8h.




quarta-feira, 7 de julho de 2010

Palavras de Amizade...

Um grande amigo, um grande amigo é aquele que está ao seu lado. Um dia, um mês, a vida inteira. Não importa a distância que exista entre um e outro. Ter um grande amigo é saber onde encontrar refúgio quando o mundo desaba. Viver uma grande amizade e sentir o sabor da felicidade e da verdade com apenas um telefonema recebido, ou atendido. Na hora que for. No momento mais ou menos importante da sua vida.
Viver uma grande amizade é simples, mas é complicado. Um grande amigo não é qualquer um. Nesta passagem aqui, temos muitos e muitos grandes amigos, mas nenhum outro amigo sem ser um verdadeiro nos faz sentir o vento como uma brisa. Quando um amigo está perto apenas se sente o vento. Mas quando um grande amigo está ao seu lado, o vento é brisa, a chuva é bela, o caminho é curto, o dia é bom de viver.
Um dia uma amiga chega e me diz: “Agora eu sei o que é porto seguro!”. Referindo-se a nossa amizade. Na hora, tomou conta de mim uma emoção sem explicação, algo que tocou profundo em meu sentimento, deixando minhas pernas tremulas e a noite ganha. Surpreso, jamais esperava ouvir algo assim de alguém. Não me sentia como Porto Seguro de alguém.
Na hora parei e pensei. O que eu teria feito para representar tanto a ela. Seria de repente pela forma que nos relacionamos, pela confiança que temos um no outro, pela simpatia e simplicidade. Seria mesmo por isso, apenas, ou algo a mais?
A nossa aproximação foi de rápida conquista, estávamos em uma situação complicada, nossos corações estavam às chagas, e com nosso carinho e amizade, acabamos por vencer o sufoco da tristeza. Vencemos. Hoje somos resultado de tudo o que passamos. Como sempre digo: nada é por acaso, tudo tem um sentido e uma razão. O que acontece hoje de errado vai ser para logo à frente evitar algo muito pior, ou para fazer acontecer algo bom num futuro pouco distante. Ou até distante mesmo.
Muitas coisas queremos na vida para agora, temos pressa de ter coisas, de ser o que queremos, de adquirir coisas que não podemos. Mas tudo vem ao seu tempo. O carro, a casa, o amor, os filhos, o sucesso, etc.
Eu, hoje tenho muitos amigos, centenas deles. Alguns nem tão amigos assim, outro muito além do que eu imagino. Mas mesmo assim, por vezes acabo me sentindo sem nenhum deles, digo às vezes: tenho centenas de amigos, mas estou sempre sozinho. Isso acredito ser a grande amizade de alguns, que não precisamos estar ao lado, nos basta sentir que existem, como as estrelas, que sabemos que estão atrás das nuvens durante o temporal.
Minhas amizades são de ouvidos grandes, e palavras curtas, mas objetivas. Sempre que posso, não deixo de dar uma palavra aconselhadora para quem precisa, por vezes, até um tanto metido sou, falo demais, o que não devo, mas faço as pessoas pensarem em suas ações. Ainda não consegui mudar o mundo, nem vou, é impossível, mas mudei já com minhas simples palavras o pensamento e o modo de agir de vários amigos de verdade.
Óóóóó, ele tem poderes, não é uma questão de ter poderes, mas de ter um dom, que faz as pessoas pensarem. O poder está dentro de você mesmo, o mundo pode sim mudar, mas só uma pessoa pode começar a mudar ele, você mesmo.
Mude seu jeito de pensar e agir, os outros estarão lhe copiando, e mudando o jeito de ser agir deles, quando vermos o mundo vai estar mudado. Mesmo levando bastante tempo, e até podendo ser tarde demais.
O que temos que deixar bem claro em nossas mentes, é que nunca devemos esquecer-nos dos verdadeiros amigos. Pois quando estiveres no fundo de um poço, quem vai estar lá para nos levantar e tirar do buraco, é um verdadeiro amigo. O trabalho, carro, dinheiro, mansão, família, não te ajudam, te afundam mais ainda. Mas o aconchego das palavras de um amigo, isso não tem preço. Claro, a família também ajuda, mas há casos e casos.
Jamais podemos esquecer que o tempo passa, e passa muito rápido, e no voar dos dias, a vida vai acontecendo, e nós não a aproveitamos, ou aproveitamos, depende do ponto de vista. Alguns aproveitam com muita responsabilidade, que acabam sendo caretas, outros sem responsabilidade alguma, que acabam por terminar o tempo antes da hora.
Nesse passar da vida, coisas acontecem, crescimentos, empregos que vêem e vão, as crianças crescem, as mídias evoluem, o simples toque de um dedo em um botão liga uma Usina Hidrelétrica, que gera energia para milhões de pessoas.
A vida passa tão, mas tão corrida, que uma hora o coração para de bater, o pulmão de funcionar, as coisas terminam, a vida acaba, as crianças, já não são mais criança, cresceram e tem seus filhos, nossa somos avós. Os povos evoluem e as pessoas morrem, sem nada levar em seus caixões, no máximo uma roupa e um par de sapatos.
Tudo pode acabar, e acabar muito antes do que se imagina, quando tudo estiver no fim, acabado, nada importa além de quem está lá ao seu lado. Um grande amigo, um verdadeiro amigo não te deixa na mão, por pior que seja sua situação. Ou nem que seja para carregar seu caixão. Um verdadeiro amigo está lá com você nas horas boas e nas ruins.
Quando iniciamos a tal emoção chamada vida, não imaginamos as incríveis alegrias e tristezas que experimentaremos, nem sabemos quando e quanto vamos precisar dos outros. E quando ao fim dela chegarmos, vamos saber, e temos que dar valor ao quanto cada um foi importante para nós!
Vamos fazer valer a pena e dar valor aos grandes e verdadeiros amigos, não sabemos quando vamos precisar de um deles.

Morrer

Sou tudo e sou nada
Vou morrer um dia
E se morrer hoje,
Sei que vou feliz,
Mas vou triste também.
Feliz por que;
Vivi momentos ímpares e inesquecíveis,
Fui feliz ao lado de verdadeiros amigos,
Vivi grandes paixões,
Realizei sonhos,
Emocionei pessoas,
Marquei a vida de muitas.
Triste por que;
Teria muito a fazer ainda,
Conhecer muitas outras pessoas,
Viver paixões novas,
Apaixonar pessoas,
Marcar muitas outras vidas.
Mas o destino é quem sabe...
Se quiser que eu morra, pode ser agora
Hoje, mês que vem, em dez anos...
Isso um dia acontecerá...
E eu? Eu estou pronto para isso.
Será bom e será ruim...
Bom para mim e ruim para você,
Ou ainda quem sabe,
Será ruim para mim e bom para você?!
[André Luís Rech!]